Biblioteca

►Redação

"Como a leitura pode transformar nossa realidade? A leitura é extremamente importante, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos um acesso a um mundo de informações, idéias e sonhos. Sim, pois ler é ampliar horizontes e deixar que a imaginação desenhe situações e lugares desconhecidos e isto é um direito de todos.
A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país. Através do conhecimento da língua, todos tem acesso à informação e são capazes de emitir uma opinião sobre os acontecimentos. Ter opinião é cidadania e essa parte pode ser a grande transformação social do Brasil.
Os benefícios da leitura são cientificamente comprovados. Pesquisas indicam que crianças que tem o hábito da leitura incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem seu senso crítico e mantém seu rendimento escolar em um nível alto. O analfabetismo, um dos grandes obstáculos da educação no Brasil está sendo combatido com a educação de jovens e adultos, mas a tecnologia está afastando nossas crianças dos livros.
Permitir a uma criança sonhar com uma aventura pela selva ou imaginar uma incrível viagem espacial são algumas das mágicas da leitura. Ler amplia nosso conhecimento, desenvolve a nossa criatividade e nos desperta para um mundo de palavras e com elas construímos o que gostamos, o que queremos e o que sonhamos.
Portanto, garantir a todos o acesso à leitura deve ser uma política de Estado, mas cabe a nós dedicarmos um tempo do nosso dia a um bom livro, incentivar nossos amigos, filhos ou irmãos a se apegarem à leitura e acima de tudo utilizar nosso conhecimento para fazer de nossa cidade, estado ou país, um lugar melhor para se viver"


Dentre muitas coisas que o livro nos oferece, podemos também dar asas a nossa imaginação através da leitura. Atreva-se. Encante-se. Conquiste.
(Jair Barcellos 28.09.10)









►Para refletir

História do livro da vida

Entre a consciência e o sonho, me deparei com uma grande sala. Ao me aproximar, percebi um guardião na porta que me disse.
- Ninguém pode entrar aqui. Aqui estão guardados os "Livros da Vida".
Aquele que conseguir passar por esta porta poderá ter acesso ao seu livro e modificá-lo ao seu gosto.
Minha curiosidade era grande! Afinal, poderia escolher o meu destino.
Com minha insistência o guardião resolveu ceder um pouco e me disse:
- Está bem. Dou-te cinco minutos, e nem mais um segundo.
Eu nem acreditava! Cinco minutos era mais que suficiente para que eu pudesse decidir o resto da minha vida, afinal, poderia apagar e acrescentar o que eu quisesse no "Livro da minha vida".
Entrei e a primeira coisa que vi foi o Livro da vida do meu pior inimigo.
Não aguentei de curiosidade. O que será que estava escrito no livro da vida dele? O que será que o destino reservava para aquela pessoa que eu não suportava?
Abri o livro e comecei a ler. Não me conformei: Verifiquei que sua vida lhe reservava muita coisa boa e não tive dúvidas.
Apaguei as coisas boas e reescrevi o seu destino com uma porção de coisas ruins. Logo vi outro livro. De outra pessoa que eu não gostava e fiz a mesma coisa...
De repente me deparo com meu próprio livro!
Nem acreditei. Este era o momento... Iria mudar meu destino... Iria apagar todas as coisas ruins e iria reescrever só coisas boas. Seria a pessoa mais feliz do mundo!
Quando peguei o livro, eis que alguém bate no meu ombro:
- Seu tempo acabou! Pode sair.
Fiquei atônito!
- Mas eu não tive tempo nem de abrir o meu livro?
- Pois é, disse o guardião. Eu te dei cinco minutos preciosos e você poderia ter modificado o seu livro, mas, você só se preocupou com a vida dos outros e não teve tempo de ver a sua.

►Jogos

Xadrez na biblioteca

Está sendo promovida pela nossa biblioteca aulas de Xadrez no intervalo do recreio, aos alunos que estiverem interessados.
Venha aprender e também jogar este fascinante e estratégico jogo que estimula o nosso raciocínio lógico no desempenho da nossa coordenação mental.
Venha ser um vencedor, só depende de você!

Nossa campanha de incentivo ao jogo de Xadrez está "BOMBANDO" muitos alunos já estão participando, se você ainda está de fora, aconchegue-se a nós, será um prazer atendê-lo.

Alunos que estão se destacando:
Igor Mota do 7ºA
Bruno Santos do 7ºA
Carlos Henrique do 7ºA
Wesley Elias do 8ºA 



►Tecnologia

Autec Biblioteca

Nossa biblioteca para evitar prejuízos e dar mais qualidade e agilidade para atender a demanda de nossos leitores conta com ajuda  da tecnologia  através de um software proprietário de gestão e controle de biblioteca (em modo de avaliação), com cadastro de leitores, editoras, autores, classificacão literária, idioma, tipo do item ,acervo geral, controle de empréstimos, devolucão, reserva e renovação.
20 tipos de relatórios para tomada de decisões para diversos tipos de necessidades , e caso um dia a biblioteca se dispor de uma impressora poderá imprimir tais relatórios, emitir 3 tipos de etiquetas, incluindo a classificação CDD com o gerador de novos modelos de etiquetas, emissão da carteirinha do leitor, emissão de recibo de empréstimo, etc.
A primeira biblioteca informatizada das E.M.E.B.s de Cachoeiro de Itapemirim-ES, graças ao apoio e incentivo de nossa gestora Zilda Mara; nossa Bibliotecária Jacqueline Machado e nosso agente de biblioteca, designer e gestor de TI Jair Barcellos.

►Para saber mais

Definições

O que é relato?
É um gênero em que o autor conta algo que aconteceu, pode ser oral ou escrito, formal ou informal, dependendo da intenção de quem o produz.

O que é charge?
É o desenho humorístico, com ou sem legenda e balões, que faz crítica ou caricatura de algum acontecimento atual, geralmente publicadas em jornais e revistas.

O que é antologia?
É uma coleção de textos em prosa e/ou em verso. Em geral, dela participam diversos autores. Os textos podem estar organizados segundo tema, época, autoria, etc, ou também, o livro que contém essa coleção.

O que é contracapa?
A quarta capa de um livro, também chamada de contracapa, costuma apresentar informações sobre a obra ou o próprio autor, estimulando os leitores a lerem o livro.

►Links

Autores famosos
 

►Livros

Acervo

Alguns de nossos livros disponíveis em nosso acervo. Fique atento a novas postagens.
 
A casa sonolenta
Texto: Audrey Wood
Disponibilidade: 2 exemplares
Era uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Quem diria que uma simples pulguinha saltitante pudesse acabar com tudo aquilo num só instante!


O casamento de Porcolino
Texto: Helme Heine
Disponibilidade: 2 exemplares
Os convidados de Porcolino, não muito comportados, acabam de chegar. A noiva sente no ar algo de estranho. E sugere que a turma toda tome um bom banho.
Tanto, tanto!
Texto: Trish Cooke
Disponibilidade: 2 exemplares
Todos querem o bebê ao colo, todos o querem abraçar e apertar contra o peito, todos lhe querem dar tantos beijos e tantos mimos e tanta atenção, todos o adoram, toda a família o ama... TANTO, TANTO! Um livro divertido e cheio de amor, sobre uma família que se reúne para fazer uma festa surpresa.
Naquela família, cada um tem um modo particular de demonstrar seu amor pelo Bebê. História cumulativa, ambientada numa família calorosa e divertida.

Os fantasmas da casa mal assombrada
Texto: Carlos
Disponibilidade: 1 exemplar
Cinco garotos "machistas" fundam um clube secreto com proibição expressa de entrada de meninas e como atividade principal se dedicam à arriscadíssima tarefa de desvendar os segredos da Casa Mal Assombrada.
As meninas, por seu lado, não deixaram por menos e fora das horas de trégua em que os grupos se integravam na vida de todo dia, se organizam num tremendo esquema de espionagem eletrônica que as levou, no final, a salvar os meninos de uma enrascada. E AÍ, VAI ENCARAR?