Dicas

►NOSSOS COLABORADORES

►Principais colaboradores do blog:
Evandro Vicente Bento (secretário da Escola)
Ellen Scaramussa Freitas (profª de ciências)
Evônia Geike de Andrade (profª de língua portuguesa)
Ricardo Marques (Auxiliar técnico externo)
Manuele F. Barcellos (estudante da Escola "Anacleto Ramos" e auxiliar artística)
Renata F. Ferreira (profª de Ciências da Escola "Anísio Ramos" e "Maria das Dores")
Caio e Suzana (aluno do 9º M1 da EMEB Prof Athayr)

►Agradecimentos especiais a:
Mônica Batista (pedagoga) pelo apoio ao projeto do blog e demais elementos gráficos;
Jacqueline Machado (bibliotecária da SEME e SENAI) pelo apoio a biblioteca da escola, o blog e, também, ao software de gestão de biblioteca;
Zilda Mara (gestora) pelo apoio geral.
Celmo Freitas (Diretor de desenvolvimento da Itapemirim)



►DICAS TECNOLÓGICAS

Softwares
por Jair Magno de Barcellos Jr.
Técnico em informática - Data Control de Cachoeiro-ES 1994
Designer Gráfico de mídia impressa - Data Control de Vitória-ES 1997
Agente de Biblioteca por concurso público municipal - posse em 2009
Tecnólogo em Gestão de T. I. - UNIP-SP 2009

► Software Picasa do Google:
Faça mais com este poderoso software gratuito para gerenciamento e compartilhamento de álbuns na internet com vínculos para o Blogger.

Software de manutenção para PC:
Visite o site: www.velasco.com.br e baixe o desfragmentador de disco, o limpador de registros e o Anti-Spy, leve, simples e eficiente para melhorar um pouco o desempenho de seu computador.

Software de impressora Epson multifuncional:
Quem possui uma impressora Epson multifuncional da série TX, CX poderá desfrutar de um dos softwares que acompanha o CD de instalação da impressora chamado "Fine Reader 6.0 Sprint Plus" que possue a tecnologia OCR melhorada, capaz de realizar com precisão a leitura óptica de imagens de texto escaneadas de mídias impressas, tais como: livros, revistas, apostilas e etc, passando-as para o modo editável com o Microsoft-Word, muito útil para poupar a nossa digitação.

Software para baixar vídeos do YouTube:
Uma boa alternativa, e pouco divulgado ainda, é o "aTube Catcher" (pode ser baixado gratuitamente), eficiente, leve e prático, para baixar seus vídeos favoritos no YouTube, bem diferente do seu rival, o popular "VDownloader" (que por sua vez, costuma de vez em quando, travar ou dar erros).

Backup (cópia de segurança)
Nunca é demais lembrar que, realizar backup dos dados frequentemente para um pendrive ou CD é uma obrigação de todo o usuário.
O backup  dos dados é a sua única garantia de recuperar informações cadastradas no caso de haver perdas de dados provocado por pane no computador, vírus ou exclusão.
E lembre-se ainda: quem tem uma cópia, na verdade, não tem nenhuma, portanto, é bem mais seguro e prudente ter mais de uma cópia para no caso de situações adversas, tais como: roubo, perda, extravio, acidentes, etc.

Software anti-vírus:
Muitos me perguntam: Qual o melhor anti-vírus? E eu respondo sem medo de errar: - O melhor anti-vírus é o pago, esqueça os gratuitos! Podem ser até bons mas, jamais vão ser eficientes como os pagos e, nesses, o suporte é outro, ou seja, a equipe de suporte fica mais comprometida em solucionar eventuais problemas, afinal, você pagou e pode exigir a Nota Fiscal obtendo mais garantia como consumidor perante a Lei e, consequentemente, uma assistência melhor, pois, eles não querem perde o cliente ou "queimar o filme" perante a justiça, certo?
E lembre-se ainda que, todo software que visa atender ás satisfações e garantias aos usuários, envolve custos financeiros em seus projetos, quer seja de uma forma ou de outra.
Saiba agora as princiapais diferenças entre programas maliciosos na internet:
Vírus: Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.
Cavalo de tróia (Trojan): Programa, normalmente recebido como um "presente" (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário e, lembrando também que o Back-Orifice é um Cavalo de Tróia bastante famoso, que uma vez instalado no micro da vítima, abre a máquina a acesso externo, permitindo quase tudo, até mesmo ejetar CDs ou resetar o micro remotamente.
Worm: Programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
E só para lembrar ainda, não trate tudo como vírus, cada um é cada um, ou seja, se você quiser chamar de uma forma genérica, então, use a expressão: "programas maliciosos".


► Em breve, falarei sobre: Software livre versus Software proprietário.


Necessita de maiores esclarecimentos? 
Então poste sua dúvida abaixo deixando seu contato de e-mail ou mande sua dúvida para o e-mail: jairbarcellos@hotmail.com, blog.emeb.athayr@gmail.com ou, ligue para o celular: (28) 9992-4575.
Visite-nos periodicamente, pois, novas dicas úteis serão postadas. Fique com Deus e até a próxima!

=================================================

Quer rir um pouco?

Então, não deixem de visitar, também, meu  blog no link: jairbarcellos.blogspot.com



►DICAS DE BELEZA

Maquiagem para festa junina 
por Gustavo Monteiro

Quer arrasar na sua produção para aquela festa caipira? A gente ajuda você!


Foi-se o tempo em que maquiagem de festa junina era passar um batom da avó, borrar o rosto com quilos de blush rosa, fazer imitação de sardas com lápis de olho e caprichar na sombra cintilante colorida.
Com os arraiás cada vez mais sofisticados pelo Brasil afora - e a azaração rolando solta entre os caipiras - as produções de cabelo, maquiagem e vestuário também estão ganhando um up.
Agora valem as mesmas dicas para makes e penteados sociais, mas sem deixar de lado, claro, aquela pegada de fantasia que caracteriza os festejos juninos. A regra? Divirta-se! Portanto, valem as sombras supercoloridas e batons fortes, mas aplicados com a mesma técnica que você utiliza antes de se jogar nas baladas.
O make up artist Cícero Spararott, do Walter's, unidade Copacabana, no Rio, recomenda um look bem bacana: depois de corrigir a pele, passe sombra bege clara em toda a pálpebra para iluminar o olhar. Aplique outra sombra, na cor vermelha (ou laranja), desde a linha dos cílios até o côncavo. Para as moças de pele morena, esses tons ficam lindos. Em seguida, esfume sombra marrom nos cantos, fazendo um "C" de fora para dentro.
Finalize com lápis preto na linha lacrimal e bastante rímel. A graça vem agora: realce as bochechas com blush cor-de-rosa bem marcado, para dar o efeito boneca. O batom, claro, chega para causar: vermelho! "Apesar de o make ser produzido, a graça aqui é não ter medo de exagerar, afinal, a pessoa estará fantasiada", reforça o especialista.
Andrea Gomes, também do Walter's, é quem dá as dicas de penteados. "Se o cabelo for curto, é legal criar cachos ou ondular. O babyliss deixa o visual mais despojado e evita que os fios fiquem espichados nas noites úmidas de inverno", sugere a coordenadora técnica. Para compor, compre uma tiara bem colorida com fitas ou faça um laço no alto da cabeça. Importante ressaltar: as cores da maquiagem, da roupa e das fitas de cetim devem ser harmônicas.
Para quem tem as madeixas mais longas, Andrea tem uma sugestão infalível - tranças! Tem penteado que combine mais com festa junina? Mas para sair do lugar comum, a bossa é fazer embutidas. "Depois de fazer uma escova, reparta o cabelo ao meio e passe duas fitas de cetim ao redor da cabeça, como se fosse uma tiara. Divida cada metade em três partes. Faça duas tranças embutidas, uma de cada lado, juntando as fitas de cetim com os fios". Pronto, nasceu uma caipira fashion.
Se mesmo cercada por quentão, canjica, pipoca, milho verde e cocada você ainda prefere manter uma linha mais discreta, o maquiador do Walter's, Cícero, sugere a aplicação de uma sombra rosa clara, com brilho, em toda a pálpebra. Para incrementar, esfume sombra marrom escura, do tipo fosca, desde a linha dos cílios até os côncavos. Bastante rímel e lápis de olho preto ajudam a compor o visual junino. Nas bochechas, a regra é uma só: muito blush rosa!

LOOK PARA CABELO CURTO

Maquiagem:
- Prepare a pele com corretivo, base e pó compacto para corrigir pequenas imperfeições;
- Passe uma sombra bege clara em toda a pálpebra para iluminar o olhar;
- Aplique sombra vermelha ou laranja (que combinam com a pele morena) desde a linha dos cílios até o côncavo para colorir;
- Esfume sombra marrom no canto da pálpebra;
- Use rímel preto para abrir o olhar;
- Finalize os olhos com lápis preto na linha lacrimal;
- Realce as bochechas com blush cor-de-rosa bem marcado, para dar o efeito boneca;
- A boca, com batom vermelho, é o destaque do look, e combina com a fita no pescoço.

Cabelo:
- Faça cachos com babyliss em todo o cabelo;
- Para que os cachos não desmanchem ao longo da festa, use spray de fixação;
- Use fitas de cetim que combinem com a roupa para decorar o penteado, passando-as ao redor da cabeça, como se fossem uma tiara;
- Finalize ajeitando um laço com as fitas de cetim no alto da cabeça.

LOOK PARA CABELO COMPRIDO

Maquiagem:
- Prepare a pele com corretivo, base e pó compacto para corrigir pequenas
imperfeições;
- Passe uma sombra rosa clara em toda a pálpebra para iluminar o olhar;
- Esfumace uma sombra marrom desde a linha dos cílios até o côncavo;
- Use rímel preto para abrir o olhar;
- Finalize os olhos com lápis preto na linha lacrimal;
- Realce as bochechas com blush rosa bem marcado, para dar o efeito boneca;
- Na boca, batom rosa escuro.

Cabelo:
- Reparta o cabelo ao meio;
- Passe duas fitas de cetim ao redor da cabeça, como se fosse uma tiara;
- Divida cada metade do cabelo em três partes;
- Faça duas tranças embutidas, uma de cada lado, trançando as fitas de cetim junto
com o cabelo;
- Finalize arrumando laços com as fitas de cetim.




►DICAS DE SAÚDE

Não guarde mágoas

Quando guardamos mágoas, o nosso cérebro produz substâncias químicas e hormônios ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações e prejudicam nosso bem-estar.
Quando alguém nos desaponta, nos fere, quando perdemos algo importante ou sofremos alguma injustiça, a raiva e a indignação são sentimentos normais, mas o problema é quando esses sentimentos se transformam em mágoa e amargura. No livro "O poder do perdão", o psiquiatra americano Fred Luskin, apresenta a sua experiência e estudos sobre esse tema. Ele demonstra que o processo de perdoar pode ser treinado e desenvolvido. Ele utiliza a metáfora de um aeroporto, que está com o tráfego aéreo congestionado, para explicar como fica a mente de uma pessoa, sobrecarregada pelas mágoas. Cada avião que está no ar é comparado a uma mágoa, que enquanto não pousa, fica exigindo energia e exaurindo os seus recursos.
Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento.
Ele produz substâncias químicas ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações. A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo.
Portanto, a mágoa consome muita energia, pois cada vez que contamos o que aconteceu, os mesmos sentimentos são desencadeados.
O cérebro não sabe distinguir se aquela traição ou agressão aconteceu agora ou há três anos.
Assim como escolhemos o canal de TV que queremos assistir, também podemos aprender a escolher qual o "canal" que estará passando na nossa mente. Podemos escolher pensar no quanto fomos vítimas, o quanto fomos machucados, e com isso perpetuar o nosso sofrimento ou podemos escolher pensar no quanto fomos fortes para sobreviver ao que aconteceu e mudar o nosso foco. Não significa que devamos passar por cima da tristeza, da dor e da raiva que sentimos, mas precisamos aprender que existe um tempo para esses sentimentos.
Uma forma de mudarmos o "canal" da nossa mente é pensar em como podemos mudar a história da nossa dor. Qual a história que contamos para nós mesmos sobre o que nos aconteceu?
Relembrar o fato, falar disso inúmeras vezes, ficar no lugar de "vítimas" dentro da história que contamos, nos dá a sensação de que o sofrimento que passamos não será esquecido e que se e abandonarmos esse lugar, quem nos fez sofrer ficará liberado de pagar pelo que fez. Mas, conservar a mágoa, nos mantém ligados de forma ineficaz à pessoa que nos fez sofrer.
O outro provavelmente não está sofrendo, nem mais e nem menos, só porque mantemos a mágoa dentro de nós.
Cada vez que contamos a história da nossa dor, ressaltando o quanto fomos vitimas daquela pessoa e enfatizando o quanto ela foi cruel conosco, continuamos dando poder a ela. Ficamos presos num papel que não deveria ser mais o nosso. Precisamos ultrapassar esse momento, precisamos nos curar.
Que tal parar um pouco e reformular a história da nossa dor? Sem forçar acontecimentos ou inocentar ninguém, mas colocando um foco nas nossas atitudes, no que fizemos e podemos fazer de construtivo diante do que aconteceu.

■ Acorde mais cedo e relaxe
■ Exercícios diminuem a tensão
■ Respirar bem acalma os pensamentos



6 passos para melhorar a qualidade de vida do professor

por Daniel Garcia
Educador Físico e Massoterapeuta Quiroprático

1 - Organização do tempo
Um dos grandes problemas do professor é o tempo. O professor deve organizá-lo em torno de suas prioridades, cortando ou otimizando o tempo de seus afazeres menores.
2 - Excecícios físicos
O professor sempre está em duas posições, em pé ou sentado. Neste intervalo, recomenda-se praticar de cinco minutos a duas horas de exercício, seja na academia ou simples alongamentos. Cinco minutos podem parecer pouco, mas em longo prazo a diferença é visível.
3 - Beber água
A água desempenha duas funções fundamentais no corpo: ativar termostato e quebrar gordura. Para calcular a quantidade ideal de água que você deve beber por dia você deve multiplicar 25 ml X seu peso corporal.
4 - Arrumar a postura
A má postura desencadeia várias doenças, desde as mais conhecidas, como cifose, lordose e escoliose, até bronquite e pneumonia.
5 - Qualidade de tempo
Tire um tempo para você mesmo. Faça o que gosta, se dedique a um hobby, se distancie um pouco da sua vida profissional e foque na sua vida pessoal.
6 - Sono
É um dos passos mais importantes, necessário para reorganizar tudo o que foi desorganizado durante o seu dia. Dormir bem altera a qualidade de vida dentro e fora de casa.



►CONTATOS DAS EMEBs

EMEB "Abigail dos Santos Simões"
Rua Antero Soares, s/n - Pacotuba
(28) 3539-7128 / 3539-7019
E-mail: emeb.abigail.santos@gmail.com

EMEB “Alair Turbay Baião”
Rua José Dias Lobato - Otton Marins
(28) 3521-2262
E-mail: emeb.alair.turbay@gmail.com

EMEB “Albertina Macedo”
Rua Leto Antônio Duarte - Santa Cecília
(28) 3518-7959 / 3521-8100
E-mail: emeb.albertina.macedo@gmail.com

EMEB “Alberto Sartório”
Gruta
E-mail: emeb.alberto.sartorio@gmail.com

EMEB “Anacleto Ramos”
Rua Mário Imperial, s/n - Azevedo Pio
(28) 3522-8472 / 3517-0169
E-mail: emeb.anacleto.ramos@gmail.com

EMEB “Angélica Magnago Lachine”
Rodovia ES 289, Km 01, s/n - Aeroporto
(28) 3521-4618
E-mail: emeb.angelica.magnago@gmail.com

EMEB "Anísio Vieira de Almeida Ramos"
Rua Antonio Pedro Cartelo, s/n- Vila Rica
(28) 3155-5395 / 3521-4000
E-mail: emeb.anisio.vieira@gmail.com

EMEB “Áurea Bispo Depes"
Rua General Ozires Almeida de Freitas, 69 - Vila Rica
(28) 3522-8353 / 3521-1435                               
E-mail: emeb.aurea.bispo@gmail.com

EMEB “Aurora Estellita Herkenhoff”
Rua Cariri, 23 - Aquidaban
(28) 3522-7955 / 3517-2848
E-mail: emeb.aurora.estellita@gmail.com

EMEB “Carim Tanure”
Rua Alfredo Martins Amaral, 23 - Bela Vista
(28) 3518-4130 / 3517-0186
E-mail: emeb.carim.tanure@gmail.com

EMEB “Córrego Vermelho”
Rua José Fernandes, s/nº - Córrego Vermelho - Itaóca
(28) 3539-1540 / 3539-1409
E-mail: emeb.corrego.vermelho@gmail.com

EMEB “Dr. João de Deus Madureira Filho”
Rua Plínio Vieira Machado, 49 - Rubem Braga
(28) 3521-6540
E-mail: emeb.joao.deus@gmail.com

EMEB “Dolores Gonzalez Villa”
Rua Coronel Francisco Athayde, s/n - Conduru
(28) 3539-5270
E-mail: emeb.dolores.gonzalez@gmail.com

EMEB “Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende”
Rua Norma Pacheco Carreiro, 20 - Amarelo
(28) 3521-6520
E-mail: emeb.pedro.nolasco@gmail.com

EMEB “Drª. Rita de Cássia Vieira Vereza”
Rua Marcionílio Alves s/n - Dr. Gilson Carone
(28) 3526-8841 / 3526-8164
E-mail: emeb.rita.cassia@gmail.com

EMEB “Ena Coelho da Silva”
Rua Porfírio Biazatti, s/n - Valão
(28) 3522-7948 / 3511-9903
E-mail: emeb.ena.coelho@gmail.com

EMEB “Galdino Theodoro da Silva”
Rua Vicenzo Tedesco, s/n - Jardim Itapemirim
(28) 3522-8295 / 3521-8580
E-mail: emeb.galdino.theodoro@gmail.com

EMEB “Governador Eurico Vieira de Resende”
Alto Eucalipto - Zumbi
(28) 3522-8150 / 3517-0019
E-mail: emeb.governador.eurico@gmail.com

EMEB “Hylsen Darcy Perim”
Rodovia João Zago, s/n - Burarama
(28) 3539-3144 / 3539-3003
E-mail:emeb.hilsen.darci@gmail.com

EMEB “Irmã Margarida”
Rua Leonardo Melo da Silva, s/n - Monte Belo
(28) 3518-5890 / 3521-8104
E-mail: emeb.irma.margarida@gmail.com

EMEB “Jácomo Silotti”
Rua Paulo Babisk, s/n - Vila Sambra
(28) 3524-2354 / 3524-1241
E-mail: emeb.jacomo.silotti@gmail.com

EMEB “Jenny Guárdia”
Rua João Sasso, 308 - São Geraldo
(28) 3522-8405 / 3517-0113
E-mail: emeb.jenny,guardia@gmail.com

EMEB “José Peixoto”
Rua Corinto Barbosa Lima, 01 - Village da Luz
(28) 3517-1871
E-mail: emeb.jose.peixoto@gmail.com

EMEB “José Pinto”
Rua Pedro Vivacqua, s/n - Itaóca
(28) 3539-1529
E-mail: emeb.jose.pinto@gmail.com

EMEB “Julieta Deps Tallon”
Rua Oswaldo Malfacini, 48 - Zumbi
(28) 3522-8444 / 3521-5912
E-mail: emeb.julieta.deps@gmail.com

EMEB “Laurindo Sasso”
Rua Principal, s/n - Gironda
(28) 3523-1008 / 3523-1566
E-mail: emeb.jacomo.silotti@gmail.com

EMEB “Lions Clube Frade e Freira”
Rua Godofredo Adversi, 06 - Monte Cristo
(28) 3526-8688 / 3521-3588
E-mail: emeb.lions.clube@gmail.com

EMEB “Lorenzo Alves Cassoli”
Avenida Monte Castelo, 143 - Independência
(28) 3522-8034 / 3517-0244
E-mail: emeb.lorenzo.alves@gmail.com

EMEB “Luiz Marques Pinto”
Rua Alfredo Seco, s/n - Boa Vista
(28) 3517-7101 / 3521-5124
E-mail: emeb.luiz.marques@gmail.com

EMEB “Luiz Pinheiro”
Av. Targino Athayde, 6 - Cel Borges
(28) 3522-8470 / 3511-2183
E-mail: emeb.luiz.pinheiro@gmail.com

EMEB “Luiz Semprini”
Rua Diogo Pires de Amorim, s/n - Pacotuba
(28) 3539-7075 / 3539-7000
E-mail: emeb.luiz.semprini@gmail.com

EMEB “Maria das Dores Pinheiro Amaral”
Rua Euclides Batista Gomes, s/n - Valão
(28) 3522-8657 / 3517-0187
E-mail: emeb.maria.dores@gmail.com

EMEB "Mª das Neves Soares de A. Espíndula"
Rua José Nunes Sobrinho, s/n - Alto União
(28) 3522-8045 / 3521-1803
E-mail: emeb.maria.neves@gmail.com

EMEB “Mª das Victórias Oliveira Andrade”
Rua João Antônio Vasques, 70 - Monte Cristo
(28) 3526-8880
E-mail: emeb.maria.victorias@gmail.com